PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Processo de Fabricação

O controle de qualidade da empresa é parte fundamental em cada etapa do processo.

Na jazida é coletada amostras da argila para ser feito ensaio granulométrico e observado como andam as escavações e alterações na morfologia da argila. As escavações são feitas de maneira racional e ecologicamente correta evitando retirar a argila de forma desordenada causando desastres a natureza.

Depois a argila coletada é transportada para o pátio da cerâmica onde é feito a armazenagem em sistema de rampa. Após seis meses de sazonamento, ou seja, após a argila ter recebido todas as ações de intemperismo ela é retirada do pátio, misturada e armazenada adequadamente em barracão coberto onde fica por mais 48 horas, quando está pronta para o processo.

Este processo se inicia com um dosador alimentador e passa por um desintegrador onde a massa é quebrada em pequenos terrões. Logo em seguida é misturada adequadamente pelo misturador e encaminhada para a laminação. Esta laminação é dividida em duas etapas, onde a argila passa por um cilindro mecânico e é laminada em 3mm, depois passa pelo segundo cilindro onde é laminada em 1,5mm. Este processo é importante pois quebra os grãos da argila dando a ela mais forma plástica e diminuindo a granulometria melhorando o acabamento final do produto.

Após esta etapa a argila segue para a extrusora maromba onde é prensada para retirada de corpos estranhos contidos na massa, retirado o vácuo em uma câmara e moldada conforme desejar.

A maromba molda o material e encaminha para o cortador automático onde corta com precisão o produto semi-acabado. Durante e após a produção é feito ensaios no laboratório para monitorar o produto. Desde umidade de extrusão e de mistura, resíduos contidos na peneira de malha 325#, regulagem e calibração de formas, umidade relativa e temperatura do ar, umidade de produtos semi-acabados para serem enfornados e ensaios gerais de produtos acabados, onde são definidas as principais ações da empresa em relação ao seu produto.